sábado, 22 de novembro de 2008

Tecnologia nas Empresas


Como o surgimento da tecnologia, a história vem mudando frequentemente com o avanço da informação. Vejamos:


Era Transacional (1960-1970), o uso da TI era enfoque contábil, por meio da execução de uma série complexa de cálculos e equações.

Era Informacional (1970-1990), o uso dos computadores, com isso aumento de CPD’s surgindo os Bancos de Dados.

Era do Conhecimento (início dos anos 90), a TI tornou-se estratégica nos mercados competitivos, surgindo inúmeras aplicações em setores-chaves (planejamento, marketing, RH e automação de escritórios).

Profissionais da área de tecnologia são cada vez mais requisitados para desenvolvimento de softwares que facilitem o manuseio, organização e rápida resposta, ainda por cima, com garantia da integridade das informações.


Os Sistemas Supervisores controlam diretamente as máquinas e os processos da automação industrial, gerando e armazenando uma grande quantidade de dados sobre as máquinas, as operações, a produção e a qualidade. Ex. microcomputadores


As aplicações em TI como Sistemas de Informação Administrativos, controlam vendas e distribuição, planejamento da produção, gestão da qualidade, manutenção industrial e gestão de materiais, funções financeiras – contabilidade, controle de contas a pagar e a receber, funções de pessoal – gestão dos RH e folhas de pagamento.

O Apoio à Decisão dependem de sistemas especialistas destinados ao apoio à decisão. Ex.: Bancos de Dados de marketing, visando à construção de grandes bases de informações de clientes.


EIS - Sistemas de Informação Executivas compõem os sistemas que possibilitam a análise estratégica da informação pelos executivos das empresas. Ex.: Programas gráficos de simulação de dados.


Novas Tendências da TI como Desktop Computer, (computador portátil); telecommuting (computação por telecomunicações) – empresa virtual; inteligência artificial; fibras óticas; tecnologias de reconhecimento de voz e escrita manual vêm proporcionado maior praticidade e agilidade nas atividades e situações do dia-a-dia.





Nenhum comentário: